O reaproveitamento de utensílios ou bens usados é praticado desde tempos antigos.
O que antes era feito como medida de economia, agora é obrigatório. Com o quase exaurimento dos recursos naturais, fruto do exagerado consumo, somos agora obrigados a buscar alternativas para sacrificar menos a natureza.
Decisiva etapa do presente e do futuro, será a RECICLAGEM.
Se evitarmos o desperdício através da Reciclagem , teremos a chance de reverter os graves efeitos da crise climática. O lado positivo do fenômeno é que essa prática, quando bem concebida e executada, gera receita.
A reciclagem é o processo de fazer com que bens usados, de todas as espécies, voltem a ter novo ciclo, retornando novamente para consumo, ou em sua forma natural ou transformado em outro produto útil para a finalidade original ou mesmo para outra destinação.
Importante observar que a RECICLAGEM hoje não é mais uma prática ideológica, é uma obrigação legal, que se descumprida poderá gerar pesadas multas para o infrator ou até mesmo processo criminal.
A Lei brasileira sobre reciclagem ou também chamada de Política Nacional de Resíduos Sólidos, tem o numero 12.305/10, tendo inovado em muitos aspectos.
O processo de reciclagem envolve expedientes que vão desde a produção até o procedimento final, que é a destinação correta dos resíduos.
O tema é muito vasto, não só pelo arcabouço legal, mas também porque cada resíduo tem tratamento diferenciado.
O correto planejamento da política de resíduos sólidos em uma empresa ou organização, dependerá de profissionais qualificados, exigindo programação legal e de logística integrada.
A Verde e Progresso Soluções Ambientais está preparada para dar imediata resposta à nova demanda de resíduos sólidos , que também pode ser chamada de reciclagem.
Fale com nossos profissionais e sabia porque o lixo bem administrado, poderá evitar contingências jurídicas , gerar receitas e projetar seu gerador para o seleto mundo das empresas ambientalmente sustentáveis.